Peter Rabbit e Seus Amigos ou Pedro Coelho? - Menininha é a Mãe

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Peter Rabbit e Seus Amigos ou Pedro Coelho?

Peter Rabbit em versão desenho animado e animação 3D
Se você assistia a TV Cultura em meados dos anos 90 provavelmente deve se recordar de um coelhinho fofinho em traços de aquarela que protagonizava o desenho Peter Rabbit e Seus Amigos. E para a minha surpresa, esse tipo de ilustração realista foi transformada no filme Pedro Coelho (em português) com um visual de animação 3D. 

Mas, primeiramente vamos falar sobre a autora desta obra que cativou a minha infância e a de muitas crianças pelo mundo.

HELEN BEATRIX POTTER

Peter ou Pedro, é um personagem criado por Helen Beatrix Potter, uma ilustradora, micologista e escritora nascida em 28 de julho de 1866 em Kensington, Londres. Quando criança, Beatrix tinha poucos amigos e suas maiores companhias eram seu irmão mais novo Walter Bertram e seus muitos animais de estimação como pequenos mamíferos, répteis e anfíbios os quais aprendeu a amar e observar por influência de seus pais enquanto passavam férias no sul da Inglaterra, Escócia e no Distrito dos Lagos ingleses.
Beatrix Potter e Walter Bertram
Beatrix e seu irmão Bertram, 1878/Beatrix e Benjamin (fonte: www.peterrabbit.com)
Beatrix foi educada em casa por professores e inspetoras particulares, sendo uma aluna exemplar, ela também recebeu aulas privadas de arte, mas preferiu desenvolver seu próprio estilo, sendo a aquarela sua técnica favorita. Seus principais modelos para pinturas eram seus dois coelhos de estimação Benjamin Bounce e Peter Piper.

Quando Beatrix tinha vinte e poucos anos, estudou micologia (estudo de fungos) na Royal Botanical Gardens em Kew, época em que fez inúmeros desenhos de líquens e fungos e por incentivo de Charles McIntosh, um naturalista escocês, tornou-se uma ilustradora científica respeitada e conhecida até hoje no meio. 
fungos laranjas Aleuria aurantia
Estudo de fungos laranjas - Aleuria aurantia (fonte: www.peterrabbit.com)
Em 1901, ela enviou o conto de Peter Rabbit para seis editoras, mas foi rejeitada por todas por causa da falta de imagens coloridas, que eram muito populares na época, mesmo assim, em setembro de 1901, ela decidiu publicar e distribuir 250 cópias de "The Tale of Peter Rabbit" (A História de Pedro Coelho). Ainda naquele ano, ela atraiu a atenção da editora Frederick Warne & Co e assinou um contrato em junho de 1902 tendo re-colorido as páginas da história para a sua publicação. 
The Tale of Peter Rabbit Warne; New Ed edition
Livro: The Tale of Peter Rabbit - Warne; New Ed edition (January 11, 2007)
Até o final do ano de 1902, foram impressas 28.000 cópias dos contos de Peter Rabbit e o livro tornou-se um Bestseller. Beatrix ficou reconhecida em todo o mundo como autora de livros infantis que caracterizam personagens antropomórficos (ou seja, atribuindo características ou aspectos humanos a animais, elementos da natureza etc). Algumas de suas principais obras são: The Tale of Peter Rabbit, The Tale of Ginger e Pickles, The Story of Johnny Town-Mouse, The Tale of Timmy Tiptoes, The Tale of Benjamin Bunny.

Em 1903, Beatrix criou o primeiro boneco de Peter Rabbit registrando-o imediatamente no escritório de patentes, fazendo de Peter Rabbit o personagem literário mais antigo licenciado do mundo.
Casa de Beatrix fazenda Hill Top
Casa de Beatrix na fazenda Hill Top, atualmente aberta ao público (fonte: www.peterrabbit.com) 
Em julho de 1905, Beatrix comprou a fazenda Hill Top em Sawrey, Lancashire, uma pequena aldeia no distrito inglês dos lagos, perto de Ambleside. Seus contos então se inspiraram na fazenda, seus arredores e aldeias próximas. Ela adorava a paisagem e visitava a fazenda com a frequência que podia, ao longo das próximas décadas, ela passou a comprar mais terras na área para preservar a deslumbrante paisagem do monte.
Helen Beatrix Potter e William Heelis (fonte: www.peterrabbit.com) 
Helen Beatrix Potter casou-se com William Heelis em 1913, aos 47 anos, Heelis era um advogado local que a ajudava em suas transações imobiliárias. Ela se tornou uma criadora de ovelhas, continuou a escrever e ilustrar livros infantis para Warne após seu casamento. 

Entre 1902 e 1918, Beatrix Potter desenvolveu brinquedos, jogos de chá, chinelos e publicou 23 livros infantis, sempre preocupada para que toda mercadoria permanecesse fiel às suas ilustrações apresentando a mais alta qualidade. Suas histórias tornaram-se as favoritas de crianças e adultos, transformando-a na autora infantil mais conhecida de seu tempo.
Lake District
Lake District (fonte: www.nationaltrust.org.uk)
Potter morreu em 22 de dezembro de 1943 no Wray Castle, perto de Sawrey, deixando quase toda sua propriedade para a National Trust de 4.000 hectares de terras, casas e 15 fazendas. Ela foi creditada por preservar grande parte da região que agora é composta pelo Parque Nacional Lake District, o local foi aberto à visitação em 1946, e seu trabalho original foi exibido lá até 1985, mas até hoje recebe milhares de visitantes por ano. 
imagem filme Miss Potter
Imagem do filme Miss Potter (fonte: http://www.lakedistrict.gov.uk)
Hoje as histórias de Beatrix Potter continuam a ser vendidas em todo o mundo, embora escritas há mais de 100 anos. Em 2006, "Miss Potter", um filme biográfico filmado nas instalações reais de Lake District foi lançado, estrelado por Renée Zellweger, junto com os atores: Ewan McGregor, Emily Watson, Barbara Flynn, Bill Paterson.

ABERTURA E ENCERRAMENTO - TV CULTURA

Quem se lembra da maravilhosa abertura de The World of Peter Rabbit and Friends (Peter Rabbit e Seus Amigos) sendo exibida na TV Cultura? A série animada foi uma produção da BBC e possuía apenas nove episódios, seus traços são os mais próximos possíveis das ilustrações de Beatrix e é como se suas aquarelas ganhassem vida. Tanto a abertura quanto o encerramento são encenações da atriz Niamh Cusack representando a própria Beatrix Potter. 

Eu ficava hipnotizada com aquele cenário no meio da floresta, os bichinhos fofos sendo mostrados um a um, a Beatrix pintando uma linda aquarela da paisagem avistada, quando de repente começa uma chuva daquelas, e lá se vão Beatrix e um Rough Collie (que me faz lembrar a Lessie) mas trata-se de Kep, o cachorro de estimação de Beatrix, correndo de volta pra casa, as crianças vestindo roupas antigas e tudo tão inglês terminando num chá da tarde ao som de uma trilha instrumental. 
Encerramento The Tale of Peter Rabbit and Benjamin Bunny
Encerramento de The Tale of Peter Rabbit and Benjamin Bunny 
Gente, só a abertura já valia a pena e o que dizer do encerramento então, PERFEIÇÃO! A trilha sonora "Perfect Day" cantada por Miriam Stockley é de derreter o coração e tem coisa mais gostosa do que quando a gente é criança e aquela chuva da tarde para de cair pra todo mundo poder sair de casa e brincar de novo? Rever esse encerramento sempre me provoca a mesma sensação, algo reconfortante, nostálgico, uma vontade de ser teletransportada para aquela paisagem e correr pelos campos depois da chuva também 😍! O quinto episódio contava com um encerramento especial ambientado na época do Natal e mostrava Daisy (a empregada de Beatrix) servindo tortinhas à crianças que cantavam músicas natalinas de porta em porta, embaixo de muito frio e neve, enquanto Beatrix observa pela janela na companhia de seu gato, porém, não me recordo dessas cenas e não sei dizer se a TV Cultura chegou a exibir esse encerramento.

FILME - PEDRO COELHO
Filme Pedro Coelho (Peter Rabbit)
Imagens de divulgação do Filme Pedro Coelho (Peter Rabbit)
Bom, depois de todo esse tempo e das lembranças de infância eu me deparo com um trailer de uma versão em filme live-action com imagens em CGI. Gente, sério, precisei de muuuuita reflexão para associar o meu Peter fofinho e gentil em aquarela a um coelho descolado e festeiro em animação 3D. Em 2012, Peter já havia se tornado animação em uma série de TV do canal Nickelodeon (uma produção de 56 episódios realizados em parceria dos Estados Unidos com o Reino Unido e Canadá), então, o susto não foi tão grande com a estética da franquia e sim com a personalidade de Peter.

To ficando velha, rabugenta e não to curtindo as evoluções tecnológicas da vida moderna? Olha, pode ser um ponto de vista, mas parecia que eu estava vendo o trailer de Vizinhos com festas de fraternidade badaladas ou O Lobo de Wall Street com alfaces sendo lançados como notas de dinheiro, tipo Pedro Ostentação (OI???).
Pedro Coelho (Peter Rabbit)
Pedro Coelho (Peter Rabbit)
Ainda há um Peter que atropela passarinhos e lança um ouriço como dardo em um tiro ao alvo e ao que parece ele é um pentelho que inferniza a vida do protagonista humano (no caso, seria esse o Sr. McGregor, vilão do desenho que sempre tenta fazer torta de coelho com o Peter?), e tudo gira em torno de uma disputa pela atenção da mocinha na trama (imprevisível né), mas quem sou eu para julgar, afinal ainda não assisti ao filme, tudo isso foi visto apenas nos trailers (pasmem). 

Nada do visto até agora me remeteu um pouquinho sequer aos mesmos sentimentos de antes, uma pena. Quem sabe esse novo Peter agrade a uma geração que sequer vai se interessar em conhecer as obras originais e lembrará do coelho Pedro ao som de "Feel It Still" ao invés de "Perfect Day". 

A maior parte das informações contidas neste post foi extraída do site oficial onde você encontrará outros conteúdos e novidades, inclusive a divulgação deste novo filme!

Um comentário:

  1. Amei o post! Muita coisa que não sabia e vou querer assistir o filme da Miss Potter de novo porque eu tenho certeza de que irei gostar mais ainda rs xD E não sabia que iria ter live action!? Acho que vou dar uma chance, vai que surpreende neh? rs x]

    ResponderExcluir